Pesquisa personalizada

domingo, 7 de março de 2010

Prémio: não chegas lá...


Alguém viu pelo menos o fim do Festival RTP da Canção? Alguém viu as cenas finais com o público a assobiar? É certo que a moça que venceu não merecia, não tem culpa, mas foi a forma que o público teve para mostrar aquilo que toda a gente percebeu, a música vencedora não tem hipóteses na Eurovisão.
Serei só eu que acho que Portugal nunca vai passar da cepa torta no Festival Eurovisão? Eu não vi o Festival RTP na integra, mas ia dando uma vista de olhos pelas canções concorrentes. Sinceramente, eu pergunto a quem escreve música se não vê o Festival Eurovisão? É que a mim parece-me que não. De entre as 12 canções finalistas, só uma tinha pernas para ser candidata a um lugarejo melhor. Sim eu digo lugarejo, porque nunca ganharemos, principalmente se continuarmos com este panorama. Eu não sei escrever música, mas sei ver o que dá pontos, e parece-me sinceramente que folclore, fado, e música tradicional ou popular, e histórias de amor interrompidas, não são o género que se pretende para a Eurovisão. Basta fazer uma retrospectiva pelos anos anteriores, para ver que tipo de música tem saído vencedora. Fora o ano em que ganhou uma banda heavy, geralmente ganham músicas cheias de ritmo, músicas puxem á dança, ou músicas com um sentimento apelativo à natureza, à história. No ano passado, a escolha foi a errada, devia lá ter ido a "Floribela". Eu não gosto da moça, mas que era a música com mais potencial de sair bem colocada, isso era. Este ano, ainda houve um júri que ao votar, deu a maior pontuação à canção nº 8, justificando que era a mais festivaleira. O público em casa deu o seu acordo e também votou na canção nº 8, mas já não adiantou, a canção vencedora já estava definida. Eu não tenho absolutamente nada contra a Filipa, a miúda canta lindamente, a música é bonita, mas não serve para a Eurovisão. Será que para além dos músicos e letristas, também o júri é escolhido a dedo?
A justa vencedora seria a canção nº 8, por ter ritmo, apelar à dança, e ter uma imagem visual ao género Eurovisão. Assim, meus amigos, não chegamos lá nunca...

4 comentários:

aespumadosdias disse...

Já lá vai muito tempo em que via o festival da canção. Este ano apenas vi uma reportagem sobre a vencedora qu passou ontem no Telejornal.

blue eyes disse...

Eu também só vejo por alto, e o Eurofestival também, mas gostava que se escolhesse melhor a canção para nos representar.

Manu disse...

Olá Xana
Saltei, saltei e de saltito em satito desde o blog do Jorge parei aqui.
Também gostava de ter pulado ao som de uma música que deveria ser boa e nos representásse condignamente na Eurovisão, mas isso é um sonho que por este andar nunca concretizaremos.
Uma coisa que não entendo é como durante o anos aparecem canções tão bonitas e nesta altura parecem que fazem de proprósito, as canções não valem nada.
Enfim, vamos continuar a trautear as nossas musiquinhas e esquecer-mos de uma vez por todas a Eurovisão.
Beijos
Manu

blue eyes disse...

Olá Manu,bem vinda ao meu blog!
Já nem sei se é por "burrice" crónica, e é por falta de jeito, mas com músicas assim, nem daqui a um milhão de anos.