Pesquisa personalizada

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

No smoking

Pergunto eu, na minha ignorância de portuguesa, quando é que os portugueses conseguem ter pelo menos dois dedos de testa e entender algumas das coisas que se passam neste país, tal qual elas são para ser entendidas? O que já se disse e o que ainda se irá dizer sobre a nova lei do tabaco... e eu vou também meter a minha ignorância ao barulho. Quer-me parecer que os portugueses entendem esta lei como proibitiva de fumarem. Serei eu que sou ignorante, ou a lei não proíbe ninguém de fumar? A proibição é nos lugares onde se fuma, mas não proíbe ninguém de fumar pois não? Quem quer fumar é livre de o fazer, tem é uma restrição em termos de espaço onde o pode fazer. E acho que já deveria ter sido posta em prática há muito tempo, mas por cá andamos como os caracóis... com cornos, ranhosos, e muito lentos... Muitos que fumam acham-se no direito de poluir o ar que os outros respiram, e criticam a lei, como se os outros fossem obrigados a respirarem um ar poluído de boa vontade. O ar puro que respiro não interfere com o espaço deles, porque é que o ar poluído deles tem de interferir com o meu? A minha liberdade acaba quando interfere na liberdade dos outros, e vice-versa. Se quem fuma acha que é um direito, uma liberdade, é sim senhor, mas essa liberdade acaba quando interfere na liberdade de terceiros. Sei que nem todos os fumadores são assim, sei que há fumadores conscientes, que não interferem na liberdade dos outros, e a esses só há que agradecer, por se lembrarem que quem gosta de ar puro. A lei não proíbe ninguém de fumar, limita os locais onde isso pode ser feito. Vamos lá ser um povo consciente, e perceber de uma vez por todas como as coisas são na realidade. Vamos aceitar a lei, e respirar melhor se faz favor!

3 comentários:

Wal disse...

Oi querida, com certeza chegaremos lá, amanhã ou daqui a anos:todos entenderão que a lei não existe só para ser cumprida, porém em benefício da própria saúde, e de nós que fumamos indiretamente.
Diga-me de quem vc recebeu o OSCAR!
Um abração da Wal

Wal disse...

FELIZ ANO NOVO!
Que 2008 lhe traga 2008 sucessos na vida.Abraços Wal

blue eyes disse...

Olá Wal, bem vinda ao meu estaminé! Bom Ano para você!
O óscar foi um prémio da amiga Existência, do blog Conversas da Existência.
Bjks