Pesquisa personalizada

sábado, 3 de maio de 2008

Petição

Este foi o comentário que deixei no Portugal Diário sobre o novo acordo ortográfico e sobre a petição contra o mesmo.

Vou assinar e por uma chamada no meu blogue, onde escrevo em PORTUGUÊS, tal como aprendi nos 13 anos que andei na escola. Acho que este acordo é a maior estupidez alguma vez pensada neste país. Será que as novas gerações serão assim tão incapazes de compreender a língua portuguesa como os seus antepassados a aprenderam, muitas vezes debaixo de puxões de orelhas, réguadas e com a vara ou cana que existia nas salas de aula e que chegava de uma ponta à outra da sala para acordar os desatentos. Pobres das nossas crianças, que hoje até batem nos professores, no meu tempo era o professor que nos puxava as orelhas. No meu tempo faziam-se ditados, que eram corrigidos pelos colegas, para se perceber quem sabia português. Nunca dei erros em nenhum ditado, e se este acordo for avante vou passar a escrever com erros, porque vou continuar a escrever tal como aprendi, tal como o MEU PAI PAGOU para eu aprender. Porque em Portugal o ensino não é gratuito, e este acordo é de uma falta de sensibilidade com a língua de Camões. Porque não ensinar o nosso Português nos países de língua oficial portuguesa. Afinal quem é que ensinou quem a falar e a escrever? Estamos em Portugal, ou não?

Já assinei e aqui fica o link para quem quiser assinar:

http://www.ipetitions.com/petition/manifestolinguaportuguesa/

5 comentários:

Jorge Freitas Soares disse...

Olá

Xana, assino por baixo..., a petição, e o teu post....

Jorge

blue eyes disse...

Vamos ver, onde conseguimos chegar!
beijinho

Anónimo disse...

xana
as criancas hoje batem nos professores,amanha bateram nos pais,...porque e nossa a culpa.Nao
e do primeiro ministro nem do presidente da republica.Quanto a essa pequena rodimentacao na lingua portuguesa acho que e bem vinda e estou seguro que nao vai ficar por ai ex; a matematica foi amassada centos de vezes eu so quero que a matematica de camoes o
seja tambem.

blue eyes disse...

Que a culpa das crianças baterem nos professores é dos pais é verdade.
No entanto no resto do comentário não posso concordar. Sou contra o acordo e serei enquanto escrever no português em que aprendi. A ser assim como querem fazer parecer que é, que será uma simplificação da escrita porque não paxarmox todox a excrever cm ox garotox em x? Já agora não?

Anónimo disse...

Bom,no tempo ja existiu uma lingua
talvez irma a esta e como sabes proibiram-na mesmo assim ainda tenho memorias.Tudo bem fez-me pensar que em Portugal ha muitas
balancas para poucas massas.
E verdade que tres vezes 0,333 333...e igual 0,999 999...?