Pesquisa personalizada

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Dia da Espiga!


Hoje foi dia de ir ao campo apanhar a espiga! Não precisei ir longe, afinal o campo é já ao virar da esquina! A foto não é de qualidade, mas a espiga é! Há uns aninhos que não o fazia, por falta de tempo, e porque até nem gosto de ir para o campo com este calor sozinha, costumam haver por lá uns bicharocos com os quais não gosto de me encontrar. Este ano, por ser feriado, tinha companhia e lá fui, cumprir a tradição de ir buscar a espiga. Digamos que de ano para ano se torna mais difícil encontrar alguns elementos que compõe o ramo, tais como o trigo. E depois ainda nos falam em crise dos cereais... por aqui já ninguém cultiva nada que se assemelhe a uma seara de trigo, ou cevada. Ainda me lembro quando miúda o meu avô, fazia campos de cevada, que crescia alto, pelo menos para a altura que eu e os meus primos tínhamos. Éramos ainda uns quantos, e entrávamos por um canto, à socapa, para o meio da seara, e depois qual traquinas mal comportados era rebolar por ali fora, partindo a cevada... mauzinhos... Não era cevada para extrair grão, mas para fazer palha para os animais. No entanto hoje em dia, já nem para palha se semeiam searas de cereais. E tanto campo ao abandono no Alentejo, a ser tomado pelos espanhóis, ainda por cima subsidiados pelo Governo português, para plantarem oliveiras. Ok, azeite faz parte da dieta mediterrânica, mas não fará mais falta pão? E esta conversa toda por causa da espiga. Outra coisa difícil de encontrar por aqui, incrivelmente foram as papoilas, mas após uma procura mais acentuada, lá encontrei um bom campo com muitas e bonitas.

7 comentários:

Jorge Freitas Soares disse...

Olá Xana

Curiosamente, eu hoje vi um campo de trigo.... e muitissimas papoilas...e aqui bem perto da cidade.

Hoje fui andar para a arrábida, que é aqui ao lado... andei umas duas horas pela encosta e pela serra...e vi um campo de trigo...e muitissimas papoilas... pró ano... vens para este lado apanhar a espiga.

Beijinho
Jorge

blue eyes disse...

Hum, quem sabe! Sempre é um passeio diferente do habitual, aqui ao redor!
Por aqui já escasseiam os componentes para completar a espiga!
O pior é que se vou para aí, e apanho um campo de trigo acabo por trazer mais do que devia... adoro um ramo de espigas de trigo, bem loirinhas, numa jarra. Não resisto a apanhar, ainda que verdes e a secá-las, para me deliciar com um belo ramo de espigas de trigo!
beijnho

aespumadosdias disse...

Ontem tive 1 lição sobre a razão do dia da espiga. Nunca tinha sido no dia do trabalhador.

Anónimo disse...

Nas traseiras da casa da minha mãe era só campo.E havia montes de espigas e papoilas. Hoje há um barro de realojamento e um bairro, que supostamente devia ser chique. Tenho saudades desse tempo e dos meus dias de brincadeira por ali.
O meu bobi ontem vinha cheio de espigas na coleira... desta vez foi ele às espigas... Ahahah!~

Xinhus!

blue eyes disse...

Vê lá se o Bobi não trouxe mais qualquer coisa além de espigas. Com este calor é bem possível que os parasitas se instalem, nomeadamente carraças. Mesmo com os insecticidas que lhes pomos, por vezes são pouco eficazes e os parasitas aproveitam a boleia dos bóbis para virem para nossas casas.
beijinhos

Anónimo disse...

O dia da espiga, que saudades dos meus tempos de vida no sul. aqui no norte nem sabem o que isso é :(
Xana, tu encontraste um campo de papoilas?! hummmmm isso é suspeito lol
bjokas
sabes o que é que eu já não vejo aos anos, e dantes tropeçava diariamente nelas, as joaninhas e os pirilampos. Parece que se extinguiram. por aqui nem um!

blue eyes disse...

Por aqui há muitas papoilas... a polícia não costuma passar por estas bandas... snif, snif.
Joaninhas? Pirilampos? snif, snif, acho que nunca aspirei uma dessas, isso sinfa-se? Lol
Por aqui raramente ainda se encontra uma Joaninha( eu pelo menos encontro uma de vez em quando na casa da minha prima), ou nos campos, já pirilampos confesso acho que nunca na vida vi nenhum, a não ser aqueles no topo das ambulâncias ou nos tractores agricolas... serão esses?
bjks